tigre fortune
2025-01-19 16:45 tempo visitado:77
Seja qual for a sua idadeRed Tiger Gaming NetEnt, você já deve ter percebido o quanto o dinheiro é importante. É com ele que compramos nossas comidas, nossas roupas, nossos brinquedos… Enfim, tudo o que precisamos (ou simplesmente queremos) para viver.
Mas será que sempre foi assim? Por que dependemos tanto do dinheiro? Se a falta dele é um problema tão comum, por que não basta imprimir mais notas? É o que vamos descobrir juntos.
fortune tiger Capa da Folhinha de dezembro de 2024, sobre dinheiro - Folhapress Navegue pela história do dinheiroTroca-troca A primeira moeda A primeira nota Crédito ou débito? E a tal da bolsa de valores? Por que imprimir dinheiro não deixa todo mundo mais rico? Onde eu vou guardar tudo isso?
Como tantas outras coisas, o dinheiro é uma invenção humana. Isso significa que, em algum momento do passado, ele simplesmente não existia.
Cerca de 5.000 anos atrás (ou 3.000 anos antes de Cristo), as pessoas costumavam comprar as coisas na base do escambo, isto é, da troca. Era assim que funcionava na Mesopotâmia, região onde hoje fica o Iraque, a Síria e parte da Turquia, no Oriente Médio. Ela é um dos berços da civilização, ou seja, um dos primeiros lugares onde as pessoas começaram a construir cidades.
Sports Betting ZA9BET.org | ZA9BET.Bet Aposta OnlineTudo podia ser trocado, mas, com o tempo, alguns itens, como a prata e a cevada (o cereal usado para fazer a cerveja dos adultos), passaram a ter, além do próprio valor, a função de quantificar o valor de outros itens —como lãs, alimentos, animais e até de pessoas escravizadas. Quer comprar uma carroça? Então tenha tantos quilos de cevada ou de prata, e assim vai.
A primeira moedaEsse jeito de fazer comércio funcionou por muito tempo. Mas era preciso um volume muito grande (e portanto, muito pesado) de prata ou cevada para se comprar algo. Foi pensando nisso que, por volta de 700 a.C., a região da Lídia (ali pertinho da Mesopotâmia, onde hoje fica a Turquia) criou a primeira moeda de que se tem notícia: o estáter.
jogo do bicho porco na cabeça height="66" width="100"> Estáter lídio foi a primeira moeda cunhada oficialmente no mundo, no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia - Getty imagesFeito a partir de uma mistura de ouro e prata, que era cunhada com o símbolo do reino para garantir sua autenticidade, o estáter lídio era menor do que a unha do seu dedão. Ele foi uma grande invenção porque, além de ter um valor próprio (isto é, o valor dos metais do qual era feito), ele não estragava, como a cevada, e era mais leve e mais fácil de transportar.
Os lídios foram os primeiros, mas não foram os únicos a ter a ideia de usar moedas no comércio. Outras civilizações antigas, especialmente onde hoje ficam a Índia e a China, criaram suas moedas de metal. Egípcios,gregos, persas e romanos também.
ZA9BET é licenciada para atuar no Brasil e da e com saque em 36 segundos! A primeira notaPor volta do ano 1.000, os chineses criaram o jiaozi, o primeiro dinheiro de papel, que na verdade era feito a partir da casca de uma árvore, a amoreira.
O jiaozi chinês é considerado a cédula de dinheiro mais antiga da história - Domínio públicoAlém de ser muito mais leve que as moedas, a grande sacada aqui era que o objeto não tinha nenhum valor em si próprio. O que dava valor era um selo do governo: uma garantia de que havia, no cofre do imperador, uma quantidade de ouro, prata ou outras preciosidades equivalente ao que dizia o papel. Era um jeito de o governo incentivar o comércio sem abrir mão da posse dos metais e pedras que eram, esses sim, realmente valiosos.
Mas o dinheiro de papel não resolveu todos os problemas: quem carregasse tanta grana no bolso ainda corria o risco de ser assaltado e perder tudo.
A Rainha Elizabeth II inspeciona reservas de ouro em um cofre no Banco da Inglaterra, em Londres - EDDIE MULHOLLAND/France Presse Crédito ou débito?Por séculos a fio, o dinheiro funcionou assim, com notas e moedas emitidas pelas casas da moeda de cada país.
Já os cartões que conhecemos hoje aparecerão há pouco tempo, se compararmos com as notas e as moedas. Os de crédito surgiram nos anos 1940, nos Estados Unidos. E os de débito foram aparecer no final dos anos 1980, no Reino Unido. Já os pagamentos eletrônicos, parecidos com o Pix, surgiram há uns 10 anos na China, depois que todo mundo passou a ter um smartphone.
Perto de toda a história do dinheiro, os cartões são uma invenção recente - Mário Bittencourt/Mário Bittencourt/FolhapressComo tudo ficou eletrônico, o dinheiro não precisa mais ser físico. Ele é apenas uma informação dentro dos computadores e celulares, praticamente impossível de ser manipulada.
Assim como o papel-moeda chinês tinha sempre um equivalente realmente valioso no cofre do imperador, o Pix que recebemos e enviamos toda hora também é equivalente ao dinheiro de verdade, às notas e moedas que ficam guardadinhas lá no cofre do banco —é o que chamamos de lastro.
Por que imprimir dinheiro não deixa todo mundo mais rico?Basicamente, não basta imprimir porque tudo o que chamamos de dinheiro (incluindo, as notas, as moedas e o Pix) precisa do tal do lastro, ou seja, de algo realmente valioso por trás dele.
Quem fabrica o nosso dinheiro hoje é a Casa da Moeda do Brasil. Mas se ela imprimir mais dinheiro sem que o Brasil tenha produzido bens e riquezas equivalentes, cada nota (ou unidade de realRed Tiger Gaming NetEnt, pensando no Pix) passa a valer menos do que o que está escrito nela.
Próximo:não sobrou nenhum
Powered by jogo do tigrinho fortune tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365建站 © 2013-2024